cover
Tocando Agora:

Cabo Frio define medidas para manter Bandeira Azul no Peró e ampliar certificação para outras praias

Reunião na Comsercaf debateu reforço de limpeza, melhorias na iluminação e ações de preparação para a alta temporada

Cabo Frio define medidas para manter Bandeira Azul no Peró e ampliar certificação para outras praias
Cabo Frio define medidas para manter Bandeira Azul no Peró e ampliar certificação para outras praias (Foto: Reprodução)

 A Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) sediou, nesta terça-feira (2), a reunião do Conselho Gestor da Bandeira Azul. O encontro discutiu estratégias para garantir a manutenção da certificação internacional na Praia do Peró e dar continuidade ao processo de aprovação do Pontal do Peró e da Praia do Foguete, que estão em fase piloto no programa.


 Entre as medidas definidas estão o reforço na limpeza das praias, ajustes na coleta de lixo — que poderá ocorrer mais vezes ao dia — e a instalação de seis novos contentores ao longo da orla. Também foram discutidas ações de manutenção da iluminação pública, incluindo a troca preventiva de lâmpadas, além de melhorias no acesso ao Pontal do Peró, com o aterramento de vias principais para aumentar a segurança e a mobilidade.


 Outro ponto abordado foi a preparação para o evento de Limpeza de Praias, que ocorrerá na segunda quinzena de setembro, durante a Semana Mundial de Limpeza. A ação abrangerá a Praia do Forte, a Praia do Peró e áreas de Tamoios.


 As propostas apresentadas na Comsercaf tiveram origem em uma reunião anterior do Comitê Gestor da Bandeira Azul, realizada em 28 de agosto no Pontal do Peró, com a participação de representantes do poder público, associações comunitárias, comerciantes e instituições ambientais.


 Estiveram presentes no encontro desta terça-feira a bióloga Luísa Rieth, coordenadora local da Bandeira Azul em Cabo Frio; o conselheiro da Comsercaf no programa, Gabriel Tavares; e os coordenadores das equipes de coleta, limpeza e iluminação.


 Segundo o Conselho Gestor, reuniões periódicas como esta são essenciais para alinhar estratégias que atendam aos 34 critérios exigidos pela certificação, que avalia tanto a qualidade ambiental quanto os serviços oferecidos nas praias.

Comentários (0)