Walking Tour Macaé traz roteiro cultural de setembro com visitas ao Forte e ao Solar
Passeios gratuitos acontecem nos dias 19, 26 de setembro e 3 de outubro; inscrições por e-mail

O projeto Walking Tour Macaé inicia um novo roteiro cultural neste mês de setembro. A primeira atividade será nesta sexta-feira (19), às 9h, com visita guiada ao Forte Marechal Hermes. Já nos dias 26 de setembro, às 14h, e 3 de outubro, às 9h, o destino será o Solar do Monte Elísio, atual sede do Colégio Castelo (Instituto Nossa Senhora da Glória, da Rede Salesiana de Escolas).
Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e conduzido pela guia Paloma Rosa, o passeio apresenta curiosidades e informações históricas sobre os pontos visitados. A participação é gratuita e aberta a todos, mediante inscrição pelo e-mail: macaewt@gmail.com.
O projeto tem como objetivo valorizar a memória local e incentivar o turismo cultural. Durante a atividade, os participantes recebem um verdadeiro mergulho na história de Macaé e descobrem detalhes pouco conhecidos da cidade. Para o passeio, é recomendável o uso de roupas e calçados confortáveis, protetor solar, boné e garrafa de água.
Solar do Monte Elísio
Construído no século XIX pelo Visconde de Araújo como presente para a esposa, a Viscondessa Luiza Leopoldina, o Solar levou 14 anos para ser concluído (1852–1866). Erguido por escravizados, recebeu visitas frequentes de integrantes da monarquia e do império.
Com decoração francesa e luxuosos acabamentos, o espaço guarda como destaque a escadaria de madeira entalhada à mão, feita com técnica francesa de encaixe. O nome Monte Elísio foi inspirado na famosa avenida parisiense Champs-Élysées.
Forte Marechal Hermes
Erguido em 1910, o Forte é patrimônio nacional e guarda o marco zero de Macaé, datado de 1613. Além da arquitetura preservada, abriga a Sala das Honras (Museu do Quartel) e a 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea.
Localizado entre a praia de Imbetiba e a praia das Conchas, o Forte oferece vista privilegiada das ilhas de Sant’Anna, do Francês, do Papagaio e do Ilhote Sul, além de carregar lendas locais, como a de um túnel subterrâneo até a Igreja de Sant’Anna.
Comentários (0)