cover
Tocando Agora:

Espetáculo “O Coco que Vira Cocada, Vira Roda” será apresentado nesta quarta (12) em Araruama

Apresentação une dança, música, literatura de cordel e roda de debates sobre arte popular na Praça Menino João Hélio

Espetáculo “O Coco que Vira Cocada, Vira Roda” será apresentado nesta quarta (12) em Araruama
Espetáculo “O Coco que Vira Cocada, Vira Roda” será apresentado nesta quarta (12) em Araruama (Foto: Reprodução)

 O espetáculo “O Coco que vira cocada, vira roda” será apresentado nesta quarta-feira (12), às 9h, na Praça Menino João Hélio, em Araruama. A entrada é gratuita. A atividade reúne literatura de cordel, dança, música popular ao vivo e referências culinárias. O evento inclui uma roda de debates sobre arte popular e encerra com um baile-cortejo aberto ao público.


 Criado e dirigido por Cintia Travassos, o trabalho tem origem em experiências pessoais com a cultura popular. “A criação surgiu das minhas vivências com a cultura popular na infância, tradições transmitidas pela minha mãe, que era baiana. E das experiências em oficinas e encontros com mestres e grupos da cultura popular”, explica Cintia.


 No palco, as atrizes-brincantes conduzem a música e convidam o público à participação. “A gente deseja que o público viva essa alegria, que sinta vontade de dançar, de sorrir, de se reconhecer na cultura popular”, diz a diretora.


 Cintia também destaca o papel das mulheres na construção artística. “É a ressignificação do papel da mulher na cultura popular, quebrando barreiras e estereótipos, promovendo a igualdade de gênero e inspirando as novas gerações a desafiar esses limites. Nós, mulheres, temos um papel importante na cultura popular, que é o de transmitir, preservar e trocar saberes. Temos o poder de transformação na arte e na cultura”, afirma.


 O grupo As Panambis de Cultura Popular & Quitutes, responsável pela montagem, surgiu em 2014 a partir de uma oficina de danças brasileiras no Espaço Cultural Escola Sesc. Desde então, o coletivo atua na pesquisa e difusão das danças circulares, de umbigada e das manifestações afro-brasileiras.


 O espetáculo tem autoria e direção de Cintia Travassos e conta com as atrizes Angel Beatriz, Luciana Ezarani e Zanny Nascimento no elenco. A realização é do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e As Panambis de Cultura Popular & Quitutes, com fomento da Política Nacional Aldir Blanc.


 Serviço:

Data: Quarta-feira (12 de novembro)

Horário: 9h

Local: Praça Menino João Hélio – Parque Hotel, Araruama (RJ)

Ingresso: Gratuito

Comentários (0)