cover
Tocando Agora:

Arraial do Cabo promove programação especial pelo Dia da Consciência Negra com palestras, apresentações culturais e posse de diretoria

A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Superintendência de Igualdade Racial, preparou uma agenda especial em celebração ao Dia da Consciência Negra, com atividades gratuitas nos dias 17, 18, 20 e 29 de novembro. A programação inclui palestras, apresentações culturais e a posse da nova diretoria do Movimento de Cultura Negra do município.

Arraial do Cabo promove programação especial pelo Dia da Consciência Negra com palestras, apresentações culturais e posse de diretoria
Arraial do Cabo promove programação especial pelo Dia da Consciência Negra com palestras, apresentações culturais e posse de diretoria (Foto: Reprodução)

 As ações reforçam o compromisso da cidade com a valorização da identidade afro-brasileira e com o debate sobre políticas de igualdade racial, memória e representatividade.


Programação


17 de novembro – 9h

Escola Municipal Francisco Luiz Sobrinho – Monte Alto

Palestra “Feminismo Negro”, com Claudia Gregório, professora, pedagoga, pós-graduada em Gestão Escolar e Cultura Afro-Brasileira, e vereadora em São Pedro da Aldeia.


18 de novembro – 11h

Marina dos Pescadores

Apresentação cultural com o Grupo de Percussão Tambores Urbanos.


20 de novembro – 13h

Círculo Operário – Praia dos Anjos

Cerimônia de posse da nova diretoria do Movimento Negro de Arraial do Cabo.

O movimento atua no resgate da memória da população que lutou pela liberdade e na defesa dos direitos da comunidade negra na atualidade.


29 de novembro – 9h

Escola Municipal Francisco Luiz Sobrinho – Monte Alto

Palestra sobre Cotas Raciais, com Reginaldo Mendes Leite, licenciado e bacharel em História (UFF), pós-graduado em História do Brasil, História do Rio de Janeiro e História e Cultura Afro-Brasileira, atualmente concluindo bacharelado em Direito.


Significado da data


 O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, marca a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, símbolo da resistência negra no Brasil. Instituída pela Lei nº 12.519/2011, a data convida à reflexão sobre a presença e contribuição do povo negro na formação da sociedade brasileira.


 Com uma programação diversa e educativa, Arraial do Cabo reafirma seu compromisso com ações de valorização da cultura negra e de fortalecimento das políticas de igualdade racial.

Comentários (0)