GIRO DE EVENTOS: Final de semana é marcado por cultura afro-brasileira
Cidades da Região dos Lagos oferecem diversas atrações gratuitas para todas as idades, entre os dias 21 e 23 de novembro.
As celebrações da cultura afro-brasileira, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, vão movimentar o litoral com uma programação imperdível de 21 a 23 de novembro. Confira os principais destaques:
📍 Cabo Frio
Cabo Frio encerra programação da Consciência Negra com atrações culturais esse final de semana na praça Gentil Gomes Faria. Na sexta-feira tem show do Kaleb e no sábado tem música e arte com o DJ Lourenço Charme. As atrações começam no final da tarde, por volta das 17h.
Outra opção pro final de semana é a Feira + Forte, com mais de 200 expositores vendendo produtos diversos com até 70% de desconto. Além disso, a estrutura conta com uma praça de alimentação, uma área externa com exposição de carros, motos, barcos e helicóptero, área kids e shows de artistas locais. A feira acontece no Espaço de Eventos de Cabo Frio, atrás do Assaí, odos os dias, a abertura será ao meio-dia; de quinta (20) a sábado (22), o público poderá circular pelos estandes até 23h; no domingo, o encerramento está previsto para 21h.
📍 Arraial do Cabo
Inspirado na filosofia africana, a primeira edição do Festival Ubuntu anima Arraial do Cabo nesta sexta-feira (21) e sábado (22). A iniciativa, que acontece na Praça Victorino Carriço, reúne oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais, feira criativa e shows gratuitos. Confira a programação completa:
- Sexta-feira, 21/11
18h – Início das apresentações
21h — Luciana Mello
- Sábado, 22/11
18h – Início das apresentações
21h — Mart’nália
📍 São Pedro da Aldeia
Neste sábado (22), a cidade recebe a Roda Cultural da Aldeia na Praça da Igreja Matriz às 16h. O evento reúne expressões tradicionais como jongo, capoeira, samba de coco e maracatu, além de uma conversa aberta com os coletivos Rolé Histórico e Gecay.
Ainda no sábado, às 19h, a Casa do Artesão, na Praça Hermógenes Freire da Costa, recebe um desfile de moda afro-brasileira, também gratuito, fruto de um projeto contemplado pela PNAB e lançado pela Secretaria de Cultura.
📍 Macaé
O destaque fica para o Polo de Cultura CriaSana, que recebe uma programação cultural afro-brasileira. Na sexta-feira (21), tem Oficina de Artesanato e apresentação de Maracatu. No sábado terá apresentações do grupo Levante Capoeira, às 16h, seguido do grupo percussivo Baque Rebate das Montanhas, às 18h, e do espetáculo ‘Circo da Matita e a Poética Ambiental’. Domingo (23), vai ser aberto o 'Sanafrica – 1ª Edição', com diversas atrações sobre o tema, incluindo a exibição do documentário Eri-Okàn Grão Azul Dança e Ancestralidade.
Já no primeiro distrito, a orla da Imbetiba será o espaço de celebração da Semana da Consciência Negra de Macaé, a partir das 14h. A programação terá shows artísticos das bandas Pra Maria e Grupo Gente da Gente. Além disso, o projeto Trem do Samba pelas Estradas e a Velha Guarda da Portela também se apresentam. O público que comparecer à Feira Multicultural também poderá apreciar contação de histórias com personagens ligados à africanidade, além de participar e aprender nos espaços da oficina de tranças e feira de empreendedores, consulltoria culinária com Leila Manhães, exposição de arte do artista Bernardo Beraldini com o tema Escravidão e apresentações culturais com roda de capoeira, maculelê, roda de poesia e apresentação do Robozão.
Comentários (0)