cover
Tocando Agora:

Aluno de São Pedro da Aldeia conquista medalha de ouro na Olimpíada de Matemática do RJ

Estudante acumula prêmios internacionais e sonha com carreira na engenharia

Aluno de São Pedro da Aldeia conquista medalha de ouro na Olimpíada de Matemática do RJ
Aluno de São Pedro da Aldeia conquista medalha de ouro na Olimpíada de Matemática do RJ (Foto: Reprodução)

 O jovem Bernardo Vinício Manfredini, morador de São Pedro da Aldeia de 12 anos, acaba de somar mais uma grande conquista ao seu currículo acadêmico: a medalha de ouro na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ) — a mais importante e difícil olimpíada estadual de matemática do RJ.

conquistar alguma premiação na omerj, olimpíada de matemática do estado do rio de janeiro, era Bernardo foi o único medalhista da Região dos Lagos nesta edição e ficou entre as melhores notas do estado na categoria Nível 1. A cerimônia aconteceu no último sábado, no IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), na capital. Os pais representaram o estudante, já que ele não pôde comparecer por ter compromisso com sua equipe de robótica na Firjan.

Segundo a mãe, a família não imaginava que voltaria para casa com o ouro.


“Fomos esperando receber uma menção honrosa. Ele não pôde ir porque tinha treino de torneio de robótica, e acabamos surpreendidos com a medalha de ouro”, contou. “Ele ficou em 6º lugar do estado todo na categoria 6º e 7º anos.”


 A prova da OMERJ, aplicada em setembro na PUC-Rio, tem 4 horas e meia de duração, é totalmente dissertativa e exige profundo domínio matemático.


“Conquistar alguma premiação na OMERJ era um dos meus sonhos para 2025. Estudei muito e valeu a pena. Mais do que a medalha, ganhei muito conhecimento nessa jornada”, declarou o jovem em mensagem publicada após a premiação. Ele ainda agradeceu aos professores olímpicos, especialmente ao professor Cleuber e à turma olímpica online do Pensi.

 Talento precoce e currículo impressionante Identificado como criança de altas habilidades desde os 5 anos, Bernardo sempre demonstrou interesse por matemática, ciências e tecnologia. Ele e o irmão, de 9 anos, foram semifinalistas da seleção para o projeto dos Sócios Mirins do ITA, e hoje fazem parte da comunidade AEITA.


 Mas a medalha da OMERJ é apenas uma parte de uma trajetória olímpica extensa e notável, entre outras conquistas estão o 1º lugar no Brasil na fase global da Singa Math, competição criada pelo Ministério da Educação de Singapura; ouro na etapa nacional e melhor brasileiro na fase internacional, onde conquistou medalha de prata global.

Bernardo também acumula resultados expressivos em diversas olimpíadas do conhecimento:

OBMEP – Ouro regional e prata nacional

ONC – Olimpíada Nacional de Ciências

ONANO – Olimpíada Brasileira de Nanotecnologia

Canguru de Matemática Brasil

Copernicus Math

OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


 Entusiasta declarado da cultura olímpica, Bernardo acredita que essas competições ajudam a desenvolver raciocínio, escrita, administração de tempo e autocontrole. “Por causa dessas competições, conheci muitas pessoas que também gostam de desafios. Muitos viraram meus amigos”, disse.

Para a família, as olimpíadas são uma atividade extracurricular tão importante quanto esportes e momentos de lazer.


Sonhos grandes: engenharia e carreira internacional


 Com tanto talento e disciplina, Bernardo já sabe bem onde quer chegar. Seu sonho é estudar engenharia em instituições de excelência, como ITA, IME ou até o MIT, nos Estados Unidos.


 A mãe descreve o filho como uma criança apaixonada por aprender:

“Ele ama matemática, ciências e tecnologia. Sempre foi assim. A gente incentiva, mas ele é naturalmente curioso e dedicado.”


Comentários (0)