cover
Tocando Agora:

Feriadões de 2026 podem garantir mais de 40 dias de folga no estado do Rio; veja o calendário

Dos dez feriados nacionais, sete cairão em segundas ou sextas-feiras, o que favorece os tradicionais feriadões e deve impulsionar viagens e atividades de lazer

Feriadões de 2026 podem garantir mais de 40 dias de folga no estado do Rio; veja o calendário
Feriadões de 2026 podem garantir mais de 40 dias de folga no estado do Rio; veja o calendário (Foto: Reprodução)

 O ano de 2026 promete ser generoso para os trabalhadores do estado do Rio de Janeiro quando o assunto é descanso. Com a combinação de feriados nacionais, estaduais, pontos facultativos e possíveis emendas com fins de semana, será possível alcançar mais de 40 dias de folga ao longo do ano, dependendo dos acordos trabalhistas e da organização de cada empresa.


 Dos dez feriados nacionais, sete cairão em segundas ou sextas-feiras, o que favorece os tradicionais feriadões e deve impulsionar viagens e atividades de lazer em todo o estado. Apenas o feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, será comemorado em um domingo.


 Entre os feriados nacionais que possibilitam descanso prolongado estão a Sexta-Feira Santa, o Dia do Trabalhador, a Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, o Dia da Consciência Negra e o Natal. Já datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro (quinta-feira), e Tiradentes, em 21 de abril (terça-feira), também podem render folgas maiores para quem conseguir emendar.


No calendário fluminense, há ainda três feriados estaduais:

Carnaval (17 de fevereiro, terça-feira),

Dia de São Jorge (23 de abril, quinta-feira)

Dia da Consciência Negra (20 de novembro, sexta-feira).


 Além disso, Carnaval e Corpus Christi seguem como pontos facultativos, o que pode alterar o funcionamento de repartições públicas e empresas privadas, conforme decisões locais.


 Vale lembrar que, além dos feriados nacionais e estaduais, cada município do estado do Rio de Janeiro possui seus próprios feriados municipais, o que pode aumentar ainda mais o número de dias de folga, dependendo da cidade.

Comentários (0)