Moradores do Serviço de Residência Terapêutica participam de atividade cultural no circo
Os moradores do Serviço de Residência Terapêutica (SRT) de São Pedro da Aldeia participaram de uma atividade cultural no Circo Vostok, como parte das ações de cuidado em liberdade promovidas pelo município. A visita contou com o acompanhamento da técnica de enfermagem Tainara Cristina Ventura e da cuidadora do serviço, Luiza Parett.
A iniciativa integra as ações da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e reforça a importância da ocupação dos espaços da cidade como estratégia fundamental no processo de reabilitação psicossocial. A circulação em ambientes culturais, de lazer e convivência contribui para o fortalecimento de vínculos, amplia a autonomia e promove a inclusão social das pessoas em sofrimento psíquico.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Renata Nogueira Antum, a experiência vai além do entretenimento. “Mais do que um momento de lazer, a ida ao circo representa o exercício do direito à cidade, possibilitando vivências que, historicamente, foram negadas a essas pessoas em razão do isolamento e da institucionalização”, destacou.
A ação reafirma o compromisso da Prefeitura de São Pedro da Aldeia com a política de saúde mental antimanicomial, que tem como princípios a promoção da vida, da autonomia e da inclusão social.
Comentários (0)