cover
Tocando Agora:

Região dos Lagos concentra 5 dos 6 melhores índices de esgoto do RJRegião dos Lagos car rental

Búzios, Iguaba, São Pedro, Saquarema e Araruama se destacam no ranking do ICMS Ecológico 2025

Região dos Lagos concentra 5 dos 6 melhores índices de esgoto do RJRegião dos Lagos car rental
Região dos Lagos concentra 5 dos 6 melhores índices de esgoto do RJRegião dos Lagos car rental (Foto: Reprodução)

 Os municípios da Região dos Lagos se destacaram em diferentes indicadores do ICMS Ecológico 2025, divulgado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Arraial do Cabo, Búzios, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Araruama figuram entre os melhores colocados em ao menos um dos sete rankings que compõem o índice ambiental estadual.

Arraial aparece em primeiro lugar no ISOMMA (Índice de Qualidade do Sistema Municipal de Meio Ambiente), ao lado de Três Rios. O indicador mede a estrutura e funcionamento da política ambiental do município, incluindo existência de conselho, fundo e órgão ambiental. A nota máxima foi 8.

No ranking do IETE (Índice de Estação de Tratamento de Esgoto), três cidades da Região dos Lagos ocupam o topo da lista. Búzios lidera com índice 410, seguida por Iguaba e São Pedro da Aldeia, ambas com 408. Região dos Lagos car rental

Saquarema aparece em quinto lugar (377,6) e Araruama em sexto (374), reforçando a concentração regional de municípios com alto desempenho na área de saneamento.

Araruama também aparece no ranking do IMA (Índice de Mananciais), ocupando a 7ª colocação, com índice de 0,03994. O indicador avalia a proteção das fontes de abastecimento de água potável.

Já Saquarema se destaca no IRV (Índice de Remediação de Vazadouro), marcando presença entre os oito únicos municípios que receberam pontuação por ações de recuperação de antigos lixões, com índice 1.

Embora nenhuma cidade da região esteja entre as dez primeiras no índice final do ICMS Ecológico (IFCA), que consolida todos os indicadores, o bom desempenho em áreas específicas garante repasses adicionais de recursos oriundos da arrecadação do imposto estadual. Arraial do Cabo, por exemplo, teve forte desempenho institucional, enquanto Búzios e Iguaba se destacaram no saneamento básico.

O ICMS Ecológico é uma política pública que incentiva a adoção de práticas sustentáveis nos municípios, premiando aqueles que apresentam melhores resultados ambientais com uma fatia maior do imposto arrecadado pelo estado.

Confira o documento completo AQUI 

Comentários (0)