Saquarema abre inscrições para cursos gratuitos de inclusão e acessibilidade
A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia e do Centro de Apoio à Inclusão Escolar (CAIE)

Está com inscrições abertas para três cursos gratuitos voltados à promoção da inclusão e da acessibilidade. A iniciativa visa qualificar profissionais da educação e membros da comunidade para atuarem de maneira mais efetiva na construção de uma sociedade plural, justa e inclusiva.
Os cursos oferecidos são: Atendimento Educacional Especializado (AEE), Alfabetização em Braille e Uso do Soroban, e Libras – Língua Brasileira de Sinais. Cada formação disponibiliza 30 vagas, com inscrições abertas até o dia 15 de julho de 2025, exclusivamente por meio do aplicativo Colab.
O curso de Atendimento Educacional Especializado (AEE) é direcionado a professores, pedagogos, licenciados em áreas da educação e estudantes do último ano de cursos de formação docente. Com carga horária de 130 horas, será realizado em formato híbrido, com aulas presenciais e online, sempre no período noturno. As atividades acontecerão semanalmente, com duração de três horas por encontro, entre os dias 10 de julho e 17 de dezembro de 2025. A proposta da formação é transformar as práticas pedagógicas dos participantes, com foco na atuação inclusiva nas redes de ensino.
A formação em Alfabetização em Braille e Uso do Soroban tem como objetivo ampliar a autonomia e o desenvolvimento cognitivo e matemático de pessoas com deficiência visual. O curso será presencial, com atividades complementares remotas, totalizando 120 horas de carga horária. As aulas ocorrerão aos sábados, das 9h às 12h, ao longo de dez meses. A formação é destinada a educadores, profissionais de apoio e também a pessoas com deficiência visual.
Já o curso de Libras, intitulado “Comunicando e Praticando em Língua Brasileira de Sinais”, tem como foco a capacitação de professores e demais profissionais da educação para ampliar a comunicação com a comunidade surda. A formação será dividida em quatro módulos, sendo o primeiro realizado entre agosto e dezembro de 2025, com carga horária de 60 horas. Os detalhes sobre horários e local das aulas serão encaminhados diretamente aos candidatos aprovados após o processo seletivo.
Com essa ação, a Prefeitura de Saquarema reafirma seu compromisso com uma educação pública inclusiva, acessível e comprometida com a diversidade. Os participantes selecionados receberão todas as orientações detalhadas após a conclusão do processo de seleção.
Comentários (0)