cover
Tocando Agora:

Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia tem exibição gratuita da curta “Como se fosse da família” na quinta (3)

Com roteiro e direção do diretor aldeense Rodrigo Sena, a curta tem 30 minutos de duração e classificação indicativa de 14 anos

Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia tem exibição gratuita da curta “Como se fosse da família” na quinta (3)
Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia tem exibição gratuita da curta “Como se fosse da família” na quinta (3) (Foto: Reprodução)

 A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro de São Pedro da Aldeia, será palco da exibição gratuita do filme “Como se fosse da família”, nesta quinta-feira (3), às 18h. Com roteiro e direção do diretor aldeense Rodrigo Sena, a curta tem 30 minutos de duração e classificação indicativa de 14 anos. A sessão é aberta ao público.


De acordo com o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a exibição do filme em espaços públicos reforça o compromisso com o acesso democrático à cultura. “Essa é uma oportunidade de promover a reflexão crítica por meio do audiovisual, conduzindo o debate sobre temas sociais importantes para dentro da nossa cidade”, destacou.

O elenco do filme conta com as atrizes Rafaela Solano, Gabriela Chaffin e Mariana Lobo, além dos atores Daniel Ericsson e Jean Maciel. Além da exibição na Casa da Cultura, a curta também será apresentada, nesta terça-feira (1), em duas sessões na Escola de Artes Diretora Municipal Luiza Maria Leal Mendes, às 10h e às 18h.

Segundo o diretor e roteirista Rodrigo Sena, a proposta do curta é ir além do entretenimento. “Apesar de ser um filme de ficção, ele retrata uma realidade da sociedade brasileira. Eu espero fomentar a discussão sobre o tema e mostrar que, por meio da cultura, seja pelo audiovisual ou por qualquer outro segmento artístico, podemos levantar questões importantes sobre a sociedade. Ir além do entretenimento é o que move esse trabalho”, afirmou.

O filme aborda um tema sensível e ainda presente na sociedade brasileira: o uso da mão de obra em condições análogas à escravidão, muitas vezes disfarçado de “boa ação”. A história gira em torno de Madalena, uma mulher negra que vive há 20 anos com uma família de classe média alta, realizando todos os serviços domésticos sem receber salário. Vinda do interior com o sonho de estudar e mudar de vida, ela permanece presa à mesma realidade. A partir das reviravoltas vívidas pela protagonista, a curta levanta discussões sobre cárcere privado, violência doméstica e busca pela liberdade.

Sobre o Edital de Chamamento Público nº 13/2023 – O Edital “Talentos da Aldeia” teve como objetivo apoiar projetos apresentados por agentes culturais do município de São Pedro da Aldeia. Entre os critérios estabelecidos havia a obrigação de contrapartida social por parte dos proponentes, com ações gratuitas de exibição de seus conteúdos em espaços públicos.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.

Comentários (0)