cover
Tocando Agora:

MART de Cabo Frio inaugura nova exposição com lançamento de livro sobre Chiquinho da Sucata

Evento acontece nesta sexta-feira (18), a partir das 17h. A exposição apresentará obras exclusivas e discutirá um pouco da carreira deste artista renomado em nossa cidade e reconhecido em diversas regiões do país

MART de Cabo Frio inaugura nova exposição com lançamento de livro sobre Chiquinho da Sucata
MART de Cabo Frio inaugura nova exposição com lançamento de livro sobre Chiquinho da Sucata (Foto: Reprodução)

 O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram)de Cabo Frio inaugura, nesta sexta-feira (18), a partir das 17h, a sua nova exposição de curta duração, intitulada “Chiquinho e a Sala do Artista Popular”. O evento incluirá uma mesa de debates para o lançamento do livro que retrata a trajetória do artista cabofriense Chiquinho da Sucata. 


 A exposição apresentará obras exclusivas e discutirá um pouco da carreira deste artista renomado em nossa cidade e reconhecido em diversas regiões do país. A inauguração incluirá o lançamento do livro “Chiquinho e a Sala do Artista Popular – coleção conflitos, direitos e sociedade”, escrito pela museóloga e coordenadora de museologia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), Maria Gripp.


 Participarão da conversa Daniel Reis, antropólogo do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/IPHAN); Maria Gripp, coordenadora de museologia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) e também antropóloga; Renata Gonçalves, antropóloga e docente do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF); e o artista Chiquinho da Sucata, que utiliza sucatas há mais de 45 anos para criar suas obras, atualmente expostas em diversas cidades do Brasil.


 A mesa discutirá os desdobramentos da pesquisa de mestrado conduzida por Maria, que trata de temas como políticas culturais, práticas de pesquisa e instituições culturais, trajetórias de vida de artistas e pesquisadores, que resultaram na publicação do livro.


 A exposição ficará na saleta do Mart, até o mês de outubro de 2025, com entrada gratuita e aberta ao público. Para conhecer, basta comparecer ao Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, no Largo de Santo Antônio, s/nº Centro.




Comentários (0)