cover
Tocando Agora:

Coral Cantavento realiza exposição comemorativa de 50 anos em Cabo Frio

Evento será realizado de 26 a 31 de julho no Charitas e destaca o legado do grupo no cenário musical da cidade

Coral Cantavento realiza exposição comemorativa de 50 anos em Cabo Frio
Coral Cantavento realiza exposição comemorativa de 50 anos em Cabo Frio (Foto: Reprodução)

 O Coral Cantavento, um dos mais tradicionais grupos musicais de Cabo Frio, celebra neste ano seu jubileu de ouro com a realização da “Expo Cantavento 50 Anos”. A mostra será realizada entre os dias 26 e 31 de julho, na Casa de Cultura e Museu José de Dome – Charitas, reunindo registros históricos tais como fotografias, objetos e documentos que contam a trajetória do coral fundado em 1975 e reconhecido como Patrimônio Imaterial do município e do estado do Rio de Janeiro.


 Ao longo de 50 anos, o Coral Cantavento consolidou-se como um dos principais promotores da arte musical e do canto coral na região, projetando Cabo Frio nacional e internacionalmente. Um dos marcos desse legado é o Encontro Internacional de Corais de Cabo Frio, que chega à sua 36ª edição em 2025. O grupo também foi responsável por importantes ações culturais como o resgate das Festas Caipiras, realizadas entre 1999 e 2006.


 O movimento coral iniciado pelo maestro Ruy Capdeville inspirou a formação de outros grupos na região, como o Coral Rainha Assunta e o Coral da Base Aérea e Naval de São Pedro da Aldeia, ambos fundados e regidos por ele.


 Reconhecendo sua importância cultural, o Coral Cantavento foi declarado Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro (Lei 6561/13), recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Cabo Frio (Requerimento nº 0192/2023) e, mais recentemente, foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do Município de Cabo Frio (Lei 3987/2024).


 A Expo Cantavento 50 Anos tem como objetivos celebrar essa trajetória, resgatar a memória do movimento coral na região, homenagear aqueles que contribuíram para sua história e incentivar o gosto pela arte musical, especialmente pelo canto coral. A exposição reunirá fatos, registros e objetos históricos que testemunham os benefícios sociais, educacionais e culturais dessa vivência coletiva.

  


 Cronograma da Exposição:

• Abertura: 26 de julho de 2025 (sábado), das 17h às 21h

• Visitação: de 26 a 31 de julho de 2025

• Local: Casa de Cultura e Museu José de Dome – Charitas, Cabo Frio/RJ

Comentários (0)