cover
Tocando Agora:

INMET alerta para ventos costeiros fortes na Região dos Lagos até terça (29)

Fenômeno pode movimentar dunas de areia sobre construções na orla; população deve ficar atenta

INMET alerta para ventos costeiros fortes na Região dos Lagos até terça (29)
INMET alerta para ventos costeiros fortes na Região dos Lagos até terça (29) (Foto: Reprodução)

 O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso importante para a Região dos Lagos, válido a partir das 10h desta segunda (28) até as 23h59 da terça (29). Durante esse período, está prevista uma intensificação dos ventos costeiros, classificados como “Alerta de Perigo”, que poderão provocar a movimentação de dunas de areia sobre construções localizadas nas áreas de orla.


 Nesta semana, um ciclone extratropical avança pela região Sudeste, trazendo ventos fortes para o litoral fluminense. A Defesa Civil emitiu um alerta para Cabo Frio, onde as rajadas podem superar os 76 km/h até quarta-feira (30).


 Além dos ventos intensos, a mudança climática pode provocar chuvas, queda de temperatura e agitação no mar, com previsão de ondas de até 3 metros. Por isso, o alerta é para que a população evite atividades marítimas e tome cuidado redobrado nas áreas costeiras.


 O fenômeno natural pode causar transtornos e danos à infraestrutura das cidades litorâneas da Região dos Lagos, exigindo atenção tanto dos moradores quanto das autoridades locais. O INMET destaca que os ventos mais fortes deverão impactar especialmente as zonas próximas à praia, onde as dunas são mais instáveis.


 Para evitar prejuízos e riscos, recomenda-se que moradores e comerciantes adotem medidas preventivas, como proteger janelas e portas, manter objetos soltos longe da orla e evitar trânsito em áreas com dunas suscetíveis à movimentação. Órgãos municipais de defesa civil e ambientais já estão em alerta para acompanhar a situação.


 Apesar do potencial de causar impactos, não há previsão de chuva durante o aviso do INMET, e a população deve seguir acompanhando as atualizações oficiais para se manter informada e segura.


Comentários (0)