Cabo Frio realiza ação no PAM de São Cristóvão com testagem rápida para hepatites B e C, sífilis e HIV
Ação acontece nesta terça (29), das 9h às 15h, e faz parte da programação do Julho Amarelo, mas testes são oferecidos o ano inteiro

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio realiza uma ação no PAM de São Cristóvão, nesta terça-feira (29), para alertar sobre o Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais. Das 9h às 15h, a população pode fazer testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV. A ação acontece na sala da Saúde Coletiva.
A Hepatite é uma doença silenciosa, por isso, a testagem rápida é tão importante, porque quanto antes à descoberta, maior a chance de cura. A vacina para a Hepatite “B” está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Não existe vacina para a Hepatite “C”, porém, o tratamento é disponibilizado pelo SUS, com índice de cura superior a 95%.
A prevenção é fundamental contra as hepatites virais: use camisinha, não compartilhe itens de manicure, lâminas de barbear ou de depilar, escovas de dente e objetos que furam e cortam; exija materiais descartáveis ou esterilizados em procedimentos médicos e odontológicos, para colocação de piercings ou tatuagens.
Os testes rápidos de Hepatite “B” e “C” estão disponíveis o ano todo no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, CEAD, Hospital Dia e em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Os testes são realizados por meio de coleta de uma gota de sangue e o resultado fica pronto em apenas 15 minutos.
“Quem não puder comparecer no PAM, pode procurar o posto mais próximo da sua casa para fazer a testagem rápida. Esse serviço é ofertado diariamente no SUS”, informou Sandra Rabelo, secretária Adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Primária.
Comentários (0)