cover
Tocando Agora:

Unidades de Saúde de Búzios oferecem apoio para quem deseja parar de fumar

Tratamento é gratuito e o acompanhamento, realizado por profissionais capacitados, com encontros semanais, no início do tratamento, e quinzenais

Unidades de Saúde de Búzios oferecem apoio para quem deseja parar de fumar
Unidades de Saúde de Búzios oferecem apoio para quem deseja parar de fumar (Foto: Reprodução)

 O tabagismo é um problema de saúde pública de escala mundial, relacionado ao surgimento de pelo menos 50 doenças, como diabetes, hipertensão, AVC, infarto, doenças respiratórias, câncer, tuberculose, impotência e infertilidade.


 Em resposta a esse cenário, o município de Búzios disponibiliza, gratuitamente, o tratamento para a cessação do tabagismo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O acompanhamento é realizado por profissionais capacitados, com encontros semanais no início do tratamento e quinzenais posteriormente. Além disso, os pacientes podem participar de grupos de manutenção, com acompanhamento continuado por até um ano.


 Esse serviço tem como objetivo não apenas ajudar os fumantes a abandonarem o vício, mas também reduzir os riscos de doenças graves e melhorar a qualidade de vida da população.


 A coordenadora municipal do Programa de Combate ao Tabagismo em Armação dos Búzios, a assistente social Gabriele Faria, alerta a população sobre a forte relação entre o tabagismo e diversas doenças, e convoca os fumantes a dar um passo importante: parar de fumar!


“Se você deseja abandonar o cigarro e melhorar sua qualidade de vida, procure a Unidade de Saúde mais próxima e participe das sessões de cessação do tabagismo. O primeiro passo começa com você. A vida sem cigarro é muito melhor!”, afirma a coordenadora.


 Nesta semana, duas moradoras assistidas pela UBS do Arpoador receberam o certificado de conclusão do tratamento: Daisy Cristina de Almeida e Neide da Silva Souza, ambas com o mesmo desejo de parar de fumar.


 Segundo Daisy Cristina, ela já havia tentado outros tratamentos anteriormente, mas sempre voltava a fumar. Desta vez, decidiu buscar novas alternativas, motivada pelos prejuízos que o cigarro causava à sua saúde:


“O fumo realmente me fazia mal e o meu maior desejo era parar de fumar. Então comecei a buscar ajuda novamente, porque essa era a minha intenção. Quando cheguei aqui na UBS, fui muito bem acolhida pela equipe. Acho fundamental a pessoa procurar ajuda. Grande parte dessa mudança vem da gente também. Se a gente não buscar apoio para fazer o que realmente quer, não consegue. Foi assim que eu consegui. E olha, vou falar… estou muito emocionada. Foi uma vitória, mais do que uma vitória. Saber que me ajudei, que busquei o melhor para mim, e que tive pessoas que me apoiaram nessa jornada. É muito bom.”


 De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabaco é responsável pela maioria dos casos de câncer de pulmão no Brasil e representa um fator de risco significativo para acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos.

 

Comentários (0)