cover
Tocando Agora:

Falta de fonoaudiólogos no Centro de Reabilitação motiva protesto de mães atípicas em São Pedro da Aldeia

Grupo denuncia meses sem atendimento; gestão cita dificuldade para contratação de profissionais

Falta de fonoaudiólogos no Centro de Reabilitação motiva protesto de mães atípicas em São Pedro da Aldeia
Falta de fonoaudiólogos no Centro de Reabilitação motiva protesto de mães atípicas em São Pedro da Aldeia (Foto: Reprodução)

 Mães atípicas estão organizando um protesto pacífico para a próxima segunda-feira (11), às 9h30, em frente ao Centro Municipal de Reabilitação, em São Pedro da Aldeia. A manifestação foi convocada após a suspensão dos atendimentos de fonoaudiologia, situação que, segundo o grupo, já se arrasta há meses e afeta diretamente seus filhos.


 As organizadoras relatam que algumas crianças aguardam atendimento há anos. De acordo com elas, a situação piorou depois que os contratos com os fonoaudiólogos do Centro Municipal de Reabilitação foram encerrados.


 Em nota, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou que os atendimentos de fonoaudiologia foram impactados pelo desligamento voluntário de profissionais contratados, que assumiram novas oportunidades de trabalho.


 Conforme a administração, processos seletivos foram realizados para recompor a equipe, mas, no último chamamento, os candidatos não compareceram para assumir os cargos, mesmo após a entrega da documentação.


 O município afirmou que, durante esse período, manteve o apoio às famílias com a oferta de transporte para atendimentos fora do município e que novos profissionais já estão em atendimento, com ampliação gradativa do quadro.


 Ainda de acordo com a gestão, quando a atual administração assumiu o Centro havia 22 profissionais, número que hoje ultrapassa 40. Os materiais e equipamentos necessários estão em fase de aquisição, seguindo os trâmites de licitação. A Prefeitura destacou também o credenciamento do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV), que permitirá um atendimento mais amplo e qualificado às pessoas com deficiência.


Confira a nota na íntegra:


“A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os atendimentos de fonoaudiologia no Centro Municipal de Reabilitação foram temporariamente impactados devido ao desligamento voluntário de profissionais contratados, que assumiram novas oportunidades de trabalho.


 Desde então, foram realizados processos seletivos para recomposição da equipe, mas no último chamamento os candidatos não compareceram para assumir os cargos, mesmo após a entrega da documentação.


 Durante esse período, o município manteve o apoio às famílias com a oferta de transporte para que os usuários continuassem seus atendimentos fora do domicílio. O acompanhamento dos pacientes pode ser comprovado por prontuários da unidade.


 Os novos profissionais já estão sendo convocados e estão em atendimento, ampliando gradativamente o quadro. Vale destacar que, quando a atual gestão assumiu o Centro de Reabilitação, havia 22 profissionais na equipe e, hoje, já são mais de 40 atuando na unidade.


 Os materiais e equipamentos necessários estão em fase de aquisição, seguindo os trâmites administrativos de Licitação. A gestão municipal reafirma seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços e celebra a recente conquista do credenciamento do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV), que permitirá um atendimento mais amplo e qualificado às pessoas com deficiência.


 A Secretaria de Saúde e o Centro de Reabilitação seguem à disposição das famílias para diálogo e esclarecimentos”.

Comentários (0)